Blog Jobe
Tipos de Sistema de Energia Solar Fotovoltaica
07 de setembro · 2 minutos de leitura
Podemos dizer que existem dois tipos comuns de sistemas de energia solar: sistemas conectados à rede (Grid-tie ou On-grid) e os autônomos ou isolados da rede (Off-grid)
Sistema On-grid, Grid-tie ou Conectado à rede
É um sistema que precisa obrigatoriamente estar conectado à rede de distribuição de energia e o inversor, tem a função de sincronizar o sistema com a rede de energia elétrica pública. Esse sistema é mais eficiente que o sistema Off-grid e não precisa de controladores de cargas e baterias.
Por não possuir nenhum tipo de dispositivo de armazenamento, a energia excedente produzida é enviada de volta para a rede de energia elétrica da concessionária e é convertido em créditos de energia que podem ser utilizados em até 60 meses.
Sistema Off-grid ou Isolado
Antigamente quando surgiu a energia solar, entre as décadas de 1950 e 1970 o sistema Off-grid ou isolado era o único tipo que existia.
Muito utilizados em casas de campo, refúgios e locais remotos, onde o custo de se conectar na rede elétrica é elevado, esse sistema precisa de geradores ou controladores de cargas para conseguir armazenar sua própria energia.
É importante ressaltar que possui um custo mais elevado e é menos eficiente que o sistema On-grid.
Como é composto um sistema fotovoltaico Off-grid ou Isolado
Um sistema fotovoltaico Off-grid tem, basicamente a seguinte estrutura:
1 – Conjunto de Placas Fotovoltaicas: responsável pela captação da radiação solar e conversão em energia elétrica.
2 – Banco de baterias: responsável pelo armazenamento da energia elétrica convertida, permitindo a sua utilização a qualquer momento.
3 – Controlador de carga: dispositivo responsável pelo gerenciamento de carga do banco de baterias, e pelo gerenciamento da energia utilizada pelos aparelhos consumidores de energia elétrica.
4 – Inversor Solar (Autônomo ou Off-grid): é responsável pela transformação da corrente contínua gerada pelas placas solares e armazenada nas baterias em corrente contínua e o inversor transforma em corrente alternada, possibilitando a utilização da energia elétrica.
Observação: Inversores OFF-GRID KSTAR já possuem controladores de carga no mesmo equipamento.
Como é composto um sistema fotovoltaico On-grid/Grid-tie ou conectado à rede
É um sistema que precisa obrigatoriamente estar conectado à rede de distribuição de energia e este por sua vez é composto dos seguintes itens:
1 – Conjunto de Painéis solares fotovoltaicos, também chamados de Módulos solares fotovoltaicos: responsável pela captação da radiação solar e conversão em energia elétrica.
2 – Inversor – é responsável pela transformação da corrente contínua gerada pelas placas solares ou painéis solares em corrente alternada.
3 – String box possui a importante função de proteger e isolar o sistema fotovoltaico contra surtos elétricos, como por exemplo curto circuitos e descargas elétricas.
4 – Monitoramento – utilizado para medir e monitorar a geração de energia solar
5 – Estruturas de Fixação – utilizado para fixar os painéis solares ao telhado do local escolhido. As estruturas de fixação também podem ser em solo, água e em forma de estacionamento.